BIOGEOGRAFIA
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a sustentação da vida”.
O Brasil possui elevada variedade de tipos vegetais. Isso porque quase todo seu território se localiza na zona tropical do globo, o que faz com que o país receba grande quantidade de calor. Com base nessa afirmação e seus conhecimentos, aponte dentre os termos abaixo aquele que se refere aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área.
Habitat.
População.
Nicho ecológico.
Ecossistema.
Comunidade.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
O arquipélago de Galápagos é um laboratório vivo! Um reduto isolado no Pacífico, que testemunhou o nascimento e desaparecimento de grande quantidade de espécies. Lá:
“As iguanas nadam no mar como dragões, fazendo seus ninhos em ardentes crateras vulcânicas. Os pássaros se transformam em vampiros, as tartarugas bramem nos campos de lava e os pinguins, tubarões, baleias e focas se escondem entre os coloridos corais tropicais”. (Fonte: http://www.discoverybrasil.com/galapagos/, acesso em Jun 2016)
Com base em nossos estudos sobre as Ilhas Galápagos analise as frases abaixo e assinale a que estiver correta:
Há tentilhões que são entomófagos (se alimentam de frutos), granívoros (se alimentam de insetos) e frugívoros (seu alimento é composto de folhas e sementes).
Acredita-se que os tentilhões tenham surgido de uma espécie ancestral comum. Por este motivo não apresentam diferenças fenotípicas (de aparência e comportamento).
As Ilhas Galápagos estão localizadas no Oceano Pacífico e se encontram sob jurisdição do Chile. O país realiza pesquisas no local, que abriga uma base-alojamento.
Os tentilhões observados por Darwin nas Ilhas Galápagos ajudam a compreender a especiação, fenômeno que ocorre em decorrência do isolamento da espécie.
Galápagos entrou para a história da ciência natural por sua contribuição à teoria das características adquiridas, elaborada por Jean Baptiste Lamarck.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Desmatamento ou desflorestamento é o processo de retirada de vegetação de porte, desencadeada, comumente, pela ação antrópica. Conforme seus estudos e conhecimentos a respeito das consequências do desflorestamento no Brasil, leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, assinale a afirmativa CORRETA:
A biopirataria é um problema frequente nos biomas florestais brasileiros, o que prejudica a continuidade do processo natural evolutivo nos mesmos.
O desflorestamento no Brasil se inicia com o liberalismo econômico da década de 90, por meio da exploração do Pau-Brasil.
Os recursos naturais como a vegetação são, na maioria das vezes, explorados para benefício das populações locais.
A monocultura de cana-de-açúcar inaugurou a grande expansão do desmatamento brasileiro, a começar pela região Sul do país.
Os biomas brasileiros apresentam a característica comum de possuírem potencial de biodiversidade bastante limitado.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Enquanto as regiões zoogeográficas abarcam os animais que apresentam características adaptativas semelhantes, o mesmo acontece com as plantas, distribuídas em diferentes regiões fitogeográficas. Analise as sentenças abaixo e veja quais relacionam corretamente as informações características ao nome correto da Região em questão:
(01) A Região Australina compreende o país homônimo, exclusivamente, onde podem ser encontradas florestas, estepes e tundra.
(02) A Região Holártica engloba o norte do mundo, onde são encontradas a taiga, tundra e florestas caducifólias, entre outros.
(04) As savanas podem ser encontradas em uma região fitogeográfica denominada paleotropical. Esta abrange partes da Ásia e África.
(08) A América do Sul e América Central estão em uma mesma região fitogeográfica, denominada neotropical.
Pode-se inferir que a soma dos números referentes às sentenças corretas é igual a:
15.
14.
11.
12.
07.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Sabemos que ao longo das eras e períodos geológicos as mudanças climáticas influenciaram na distribuição dos seres vivos sobre o planeta. Houve várias glaciações e períodos de derretimento das geleiras pelo aquecimento do planeta. Essas alterações foram naturais, causadas por movimento das placas tectônicas, mudanças na intensidade da atividade solar, e mudanças na própria composição da atmosfera.
Leia as questões abaixo e assinale a que estiver de acordo com as alterações climáticas e com o passado amazônico:
A imensa floresta tropical Amazônia já viveu dias difíceis de seca ao longo da história do planeta. Durante o Pleistoceno várias alterações climáticas ocorreram, numa sucessão repetida de eventos, que transformaram climas seco em úmido, por exemplo.
No Pleistoceno ocorreram grandes eventos de extinção. Então, novas espécies surgiram e afetaram a evolução dos então sobreviventes, que se espalharam pelo planeta numa grande dispersão, a fim de garantir a sobrevivência das espécies.
O clima da floresta tropical amazônica passou por seu período mais quente e úmido há cerca de 12-18 mil anos. Nessa época florestas de grande porte se desenvolveram, especialmente devido a abundante disponibilidade de água.
Acredita-se que o desmatamento da Amazônia não seja algo relevante para se considerar. O potencial de regeneração da floresta é absolutamente incrível. Isso de prova por ter sido já um deserto e, atualmente, ser uma floresta.
O clima da região amazônica é quente e úmido desde cerca de 12 mil anos. As manchas de cerrado encontradas no meio da Floresta atualmente são resquícios do clima anterior àquela época, quando a atmosfera local era bem mais úmida.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
A dispersão dos organismos pelo planeta exigiu das espécies processos de adaptação às novas condições ambientais. Os resultados desse processo foram a especialização da anatomia e fisiologia dos organismos.
Os cactos, da família Cactaceae, apresentam grande facilidade de se adaptarem aos mais variados ambientes.
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre adaptação a ambientes áridos leia, julgue as assertivas abaixo, e assinale as corretas:
1. Para sobreviverem, os cactos transformaram suas folhas em espinhos, a fim de protegerem-se contra a herbivoria, promoverem o sombreamento do caule, e minimizarem a perda de água por evapotranspiração.
2. O rato-canguru é uma espécie que sofreu modificações fisiológicas para se adaptar ao ambiente árido. Seu intestino é extremamente eficiente na reabsorção de água e seu focinho se mantém úmido.
3. Muitos animais habitantes de locais de clima árido adaptaram-se a alimentar-se somente durante o dia, pois, há pouca vegetação para servir-lhes de esconderijo e proteção.
4. Os cactos são espécies típicas de clima árido, incapazes de se adaptarem a outros ambientes. Seu caule promove o armazenamento de água, e podem explodir em lugares úmidos.
5. Certamente, as modificações ocorridas durante milhares de anos tornaram os cactos espécies bem adaptadas ao ambiente árido. Sua morfologia e beleza de suas flores enfeitam o árido deserto.
Estão corretas as assertivas:
3, 4 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Utilizar os meios populares de divulgação das ideias ambientalistas pode ser uma maneira de atingir grande número de pessoas para a causa. É cientificamente comprovado que quando uma atividade atinge a emoção humana, automaticamente há maior efetivação do aprendizado. Assim, leia e interprete a letra da música a seguir:
Planeta Azul
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
Agora considere as afirmativas:
I) a letra da música apresenta elementos naturais do clima e da paisagem brasileira.
II) a letra da música denuncia a ação antrópica no meio ambiente, capaz de alterar o clima.
III) a letra da música aborda o equilíbrio ambiental do planeta, mantido, apesar das adversidades.
IV) a letra da música anuncia que não há mais solução para o planeta, pois não há mais tempo.
V) ao comparar a Terra com a Lua, a música denuncia o problema do desmatamento no Brasil.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
Habitat.
População.
Nicho ecológico.
Ecossistema.
Comunidade.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
O arquipélago de Galápagos é um laboratório vivo! Um reduto isolado no Pacífico, que testemunhou o nascimento e desaparecimento de grande quantidade de espécies. Lá:
“As iguanas nadam no mar como dragões, fazendo seus ninhos em ardentes crateras vulcânicas. Os pássaros se transformam em vampiros, as tartarugas bramem nos campos de lava e os pinguins, tubarões, baleias e focas se escondem entre os coloridos corais tropicais”. (Fonte: http://www.discoverybrasil.com/galapagos/, acesso em Jun 2016)
Com base em nossos estudos sobre as Ilhas Galápagos analise as frases abaixo e assinale a que estiver correta:
Há tentilhões que são entomófagos (se alimentam de frutos), granívoros (se alimentam de insetos) e frugívoros (seu alimento é composto de folhas e sementes).
Acredita-se que os tentilhões tenham surgido de uma espécie ancestral comum. Por este motivo não apresentam diferenças fenotípicas (de aparência e comportamento).
As Ilhas Galápagos estão localizadas no Oceano Pacífico e se encontram sob jurisdição do Chile. O país realiza pesquisas no local, que abriga uma base-alojamento.
Os tentilhões observados por Darwin nas Ilhas Galápagos ajudam a compreender a especiação, fenômeno que ocorre em decorrência do isolamento da espécie.
Galápagos entrou para a história da ciência natural por sua contribuição à teoria das características adquiridas, elaborada por Jean Baptiste Lamarck.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Desmatamento ou desflorestamento é o processo de retirada de vegetação de porte, desencadeada, comumente, pela ação antrópica. Conforme seus estudos e conhecimentos a respeito das consequências do desflorestamento no Brasil, leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, assinale a afirmativa CORRETA:
A biopirataria é um problema frequente nos biomas florestais brasileiros, o que prejudica a continuidade do processo natural evolutivo nos mesmos.
O desflorestamento no Brasil se inicia com o liberalismo econômico da década de 90, por meio da exploração do Pau-Brasil.
Os recursos naturais como a vegetação são, na maioria das vezes, explorados para benefício das populações locais.
A monocultura de cana-de-açúcar inaugurou a grande expansão do desmatamento brasileiro, a começar pela região Sul do país.
Os biomas brasileiros apresentam a característica comum de possuírem potencial de biodiversidade bastante limitado.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Enquanto as regiões zoogeográficas abarcam os animais que apresentam características adaptativas semelhantes, o mesmo acontece com as plantas, distribuídas em diferentes regiões fitogeográficas. Analise as sentenças abaixo e veja quais relacionam corretamente as informações características ao nome correto da Região em questão:
(01) A Região Australina compreende o país homônimo, exclusivamente, onde podem ser encontradas florestas, estepes e tundra.
(02) A Região Holártica engloba o norte do mundo, onde são encontradas a taiga, tundra e florestas caducifólias, entre outros.
(04) As savanas podem ser encontradas em uma região fitogeográfica denominada paleotropical. Esta abrange partes da Ásia e África.
(08) A América do Sul e América Central estão em uma mesma região fitogeográfica, denominada neotropical.
Pode-se inferir que a soma dos números referentes às sentenças corretas é igual a:
15.
14.
11.
12.
07.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Sabemos que ao longo das eras e períodos geológicos as mudanças climáticas influenciaram na distribuição dos seres vivos sobre o planeta. Houve várias glaciações e períodos de derretimento das geleiras pelo aquecimento do planeta. Essas alterações foram naturais, causadas por movimento das placas tectônicas, mudanças na intensidade da atividade solar, e mudanças na própria composição da atmosfera.
Leia as questões abaixo e assinale a que estiver de acordo com as alterações climáticas e com o passado amazônico:
A imensa floresta tropical Amazônia já viveu dias difíceis de seca ao longo da história do planeta. Durante o Pleistoceno várias alterações climáticas ocorreram, numa sucessão repetida de eventos, que transformaram climas seco em úmido, por exemplo.
No Pleistoceno ocorreram grandes eventos de extinção. Então, novas espécies surgiram e afetaram a evolução dos então sobreviventes, que se espalharam pelo planeta numa grande dispersão, a fim de garantir a sobrevivência das espécies.
O clima da floresta tropical amazônica passou por seu período mais quente e úmido há cerca de 12-18 mil anos. Nessa época florestas de grande porte se desenvolveram, especialmente devido a abundante disponibilidade de água.
Acredita-se que o desmatamento da Amazônia não seja algo relevante para se considerar. O potencial de regeneração da floresta é absolutamente incrível. Isso de prova por ter sido já um deserto e, atualmente, ser uma floresta.
O clima da região amazônica é quente e úmido desde cerca de 12 mil anos. As manchas de cerrado encontradas no meio da Floresta atualmente são resquícios do clima anterior àquela época, quando a atmosfera local era bem mais úmida.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
A dispersão dos organismos pelo planeta exigiu das espécies processos de adaptação às novas condições ambientais. Os resultados desse processo foram a especialização da anatomia e fisiologia dos organismos.
Os cactos, da família Cactaceae, apresentam grande facilidade de se adaptarem aos mais variados ambientes.
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre adaptação a ambientes áridos leia, julgue as assertivas abaixo, e assinale as corretas:
1. Para sobreviverem, os cactos transformaram suas folhas em espinhos, a fim de protegerem-se contra a herbivoria, promoverem o sombreamento do caule, e minimizarem a perda de água por evapotranspiração.
2. O rato-canguru é uma espécie que sofreu modificações fisiológicas para se adaptar ao ambiente árido. Seu intestino é extremamente eficiente na reabsorção de água e seu focinho se mantém úmido.
3. Muitos animais habitantes de locais de clima árido adaptaram-se a alimentar-se somente durante o dia, pois, há pouca vegetação para servir-lhes de esconderijo e proteção.
4. Os cactos são espécies típicas de clima árido, incapazes de se adaptarem a outros ambientes. Seu caule promove o armazenamento de água, e podem explodir em lugares úmidos.
5. Certamente, as modificações ocorridas durante milhares de anos tornaram os cactos espécies bem adaptadas ao ambiente árido. Sua morfologia e beleza de suas flores enfeitam o árido deserto.
Estão corretas as assertivas:
3, 4 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Utilizar os meios populares de divulgação das ideias ambientalistas pode ser uma maneira de atingir grande número de pessoas para a causa. É cientificamente comprovado que quando uma atividade atinge a emoção humana, automaticamente há maior efetivação do aprendizado. Assim, leia e interprete a letra da música a seguir:
Planeta Azul
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
Agora considere as afirmativas:
I) a letra da música apresenta elementos naturais do clima e da paisagem brasileira.
II) a letra da música denuncia a ação antrópica no meio ambiente, capaz de alterar o clima.
III) a letra da música aborda o equilíbrio ambiental do planeta, mantido, apesar das adversidades.
IV) a letra da música anuncia que não há mais solução para o planeta, pois não há mais tempo.
V) ao comparar a Terra com a Lua, a música denuncia o problema do desmatamento no Brasil.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
Há tentilhões que são entomófagos (se alimentam de frutos), granívoros (se alimentam de insetos) e frugívoros (seu alimento é composto de folhas e sementes).
Acredita-se que os tentilhões tenham surgido de uma espécie ancestral comum. Por este motivo não apresentam diferenças fenotípicas (de aparência e comportamento).
As Ilhas Galápagos estão localizadas no Oceano Pacífico e se encontram sob jurisdição do Chile. O país realiza pesquisas no local, que abriga uma base-alojamento.
Os tentilhões observados por Darwin nas Ilhas Galápagos ajudam a compreender a especiação, fenômeno que ocorre em decorrência do isolamento da espécie.
Galápagos entrou para a história da ciência natural por sua contribuição à teoria das características adquiridas, elaborada por Jean Baptiste Lamarck.
Para responder a seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Desmatamento ou desflorestamento é o processo de retirada de vegetação de porte, desencadeada, comumente, pela ação antrópica. Conforme seus estudos e conhecimentos a respeito das consequências do desflorestamento no Brasil, leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, assinale a afirmativa CORRETA:
A biopirataria é um problema frequente nos biomas florestais brasileiros, o que prejudica a continuidade do processo natural evolutivo nos mesmos.
O desflorestamento no Brasil se inicia com o liberalismo econômico da década de 90, por meio da exploração do Pau-Brasil.
Os recursos naturais como a vegetação são, na maioria das vezes, explorados para benefício das populações locais.
A monocultura de cana-de-açúcar inaugurou a grande expansão do desmatamento brasileiro, a começar pela região Sul do país.
Os biomas brasileiros apresentam a característica comum de possuírem potencial de biodiversidade bastante limitado.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Enquanto as regiões zoogeográficas abarcam os animais que apresentam características adaptativas semelhantes, o mesmo acontece com as plantas, distribuídas em diferentes regiões fitogeográficas. Analise as sentenças abaixo e veja quais relacionam corretamente as informações características ao nome correto da Região em questão:
(01) A Região Australina compreende o país homônimo, exclusivamente, onde podem ser encontradas florestas, estepes e tundra.
(02) A Região Holártica engloba o norte do mundo, onde são encontradas a taiga, tundra e florestas caducifólias, entre outros.
(04) As savanas podem ser encontradas em uma região fitogeográfica denominada paleotropical. Esta abrange partes da Ásia e África.
(08) A América do Sul e América Central estão em uma mesma região fitogeográfica, denominada neotropical.
Pode-se inferir que a soma dos números referentes às sentenças corretas é igual a:
15.
14.
11.
12.
07.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Sabemos que ao longo das eras e períodos geológicos as mudanças climáticas influenciaram na distribuição dos seres vivos sobre o planeta. Houve várias glaciações e períodos de derretimento das geleiras pelo aquecimento do planeta. Essas alterações foram naturais, causadas por movimento das placas tectônicas, mudanças na intensidade da atividade solar, e mudanças na própria composição da atmosfera.
Leia as questões abaixo e assinale a que estiver de acordo com as alterações climáticas e com o passado amazônico:
A imensa floresta tropical Amazônia já viveu dias difíceis de seca ao longo da história do planeta. Durante o Pleistoceno várias alterações climáticas ocorreram, numa sucessão repetida de eventos, que transformaram climas seco em úmido, por exemplo.
No Pleistoceno ocorreram grandes eventos de extinção. Então, novas espécies surgiram e afetaram a evolução dos então sobreviventes, que se espalharam pelo planeta numa grande dispersão, a fim de garantir a sobrevivência das espécies.
O clima da floresta tropical amazônica passou por seu período mais quente e úmido há cerca de 12-18 mil anos. Nessa época florestas de grande porte se desenvolveram, especialmente devido a abundante disponibilidade de água.
Acredita-se que o desmatamento da Amazônia não seja algo relevante para se considerar. O potencial de regeneração da floresta é absolutamente incrível. Isso de prova por ter sido já um deserto e, atualmente, ser uma floresta.
O clima da região amazônica é quente e úmido desde cerca de 12 mil anos. As manchas de cerrado encontradas no meio da Floresta atualmente são resquícios do clima anterior àquela época, quando a atmosfera local era bem mais úmida.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
A dispersão dos organismos pelo planeta exigiu das espécies processos de adaptação às novas condições ambientais. Os resultados desse processo foram a especialização da anatomia e fisiologia dos organismos.
Os cactos, da família Cactaceae, apresentam grande facilidade de se adaptarem aos mais variados ambientes.
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre adaptação a ambientes áridos leia, julgue as assertivas abaixo, e assinale as corretas:
1. Para sobreviverem, os cactos transformaram suas folhas em espinhos, a fim de protegerem-se contra a herbivoria, promoverem o sombreamento do caule, e minimizarem a perda de água por evapotranspiração.
2. O rato-canguru é uma espécie que sofreu modificações fisiológicas para se adaptar ao ambiente árido. Seu intestino é extremamente eficiente na reabsorção de água e seu focinho se mantém úmido.
3. Muitos animais habitantes de locais de clima árido adaptaram-se a alimentar-se somente durante o dia, pois, há pouca vegetação para servir-lhes de esconderijo e proteção.
4. Os cactos são espécies típicas de clima árido, incapazes de se adaptarem a outros ambientes. Seu caule promove o armazenamento de água, e podem explodir em lugares úmidos.
5. Certamente, as modificações ocorridas durante milhares de anos tornaram os cactos espécies bem adaptadas ao ambiente árido. Sua morfologia e beleza de suas flores enfeitam o árido deserto.
Estão corretas as assertivas:
3, 4 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Utilizar os meios populares de divulgação das ideias ambientalistas pode ser uma maneira de atingir grande número de pessoas para a causa. É cientificamente comprovado que quando uma atividade atinge a emoção humana, automaticamente há maior efetivação do aprendizado. Assim, leia e interprete a letra da música a seguir:
Planeta Azul
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
Agora considere as afirmativas:
I) a letra da música apresenta elementos naturais do clima e da paisagem brasileira.
II) a letra da música denuncia a ação antrópica no meio ambiente, capaz de alterar o clima.
III) a letra da música aborda o equilíbrio ambiental do planeta, mantido, apesar das adversidades.
IV) a letra da música anuncia que não há mais solução para o planeta, pois não há mais tempo.
V) ao comparar a Terra com a Lua, a música denuncia o problema do desmatamento no Brasil.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
A biopirataria é um problema frequente nos biomas florestais brasileiros, o que prejudica a continuidade do processo natural evolutivo nos mesmos.
O desflorestamento no Brasil se inicia com o liberalismo econômico da década de 90, por meio da exploração do Pau-Brasil.
Os recursos naturais como a vegetação são, na maioria das vezes, explorados para benefício das populações locais.
A monocultura de cana-de-açúcar inaugurou a grande expansão do desmatamento brasileiro, a começar pela região Sul do país.
Os biomas brasileiros apresentam a característica comum de possuírem potencial de biodiversidade bastante limitado.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Enquanto as regiões zoogeográficas abarcam os animais que apresentam características adaptativas semelhantes, o mesmo acontece com as plantas, distribuídas em diferentes regiões fitogeográficas. Analise as sentenças abaixo e veja quais relacionam corretamente as informações características ao nome correto da Região em questão:
(01) A Região Australina compreende o país homônimo, exclusivamente, onde podem ser encontradas florestas, estepes e tundra.
(02) A Região Holártica engloba o norte do mundo, onde são encontradas a taiga, tundra e florestas caducifólias, entre outros.
(04) As savanas podem ser encontradas em uma região fitogeográfica denominada paleotropical. Esta abrange partes da Ásia e África.
(08) A América do Sul e América Central estão em uma mesma região fitogeográfica, denominada neotropical.
Pode-se inferir que a soma dos números referentes às sentenças corretas é igual a:
15.
14.
11.
12.
07.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Sabemos que ao longo das eras e períodos geológicos as mudanças climáticas influenciaram na distribuição dos seres vivos sobre o planeta. Houve várias glaciações e períodos de derretimento das geleiras pelo aquecimento do planeta. Essas alterações foram naturais, causadas por movimento das placas tectônicas, mudanças na intensidade da atividade solar, e mudanças na própria composição da atmosfera.
Leia as questões abaixo e assinale a que estiver de acordo com as alterações climáticas e com o passado amazônico:
A imensa floresta tropical Amazônia já viveu dias difíceis de seca ao longo da história do planeta. Durante o Pleistoceno várias alterações climáticas ocorreram, numa sucessão repetida de eventos, que transformaram climas seco em úmido, por exemplo.
No Pleistoceno ocorreram grandes eventos de extinção. Então, novas espécies surgiram e afetaram a evolução dos então sobreviventes, que se espalharam pelo planeta numa grande dispersão, a fim de garantir a sobrevivência das espécies.
O clima da floresta tropical amazônica passou por seu período mais quente e úmido há cerca de 12-18 mil anos. Nessa época florestas de grande porte se desenvolveram, especialmente devido a abundante disponibilidade de água.
Acredita-se que o desmatamento da Amazônia não seja algo relevante para se considerar. O potencial de regeneração da floresta é absolutamente incrível. Isso de prova por ter sido já um deserto e, atualmente, ser uma floresta.
O clima da região amazônica é quente e úmido desde cerca de 12 mil anos. As manchas de cerrado encontradas no meio da Floresta atualmente são resquícios do clima anterior àquela época, quando a atmosfera local era bem mais úmida.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
A dispersão dos organismos pelo planeta exigiu das espécies processos de adaptação às novas condições ambientais. Os resultados desse processo foram a especialização da anatomia e fisiologia dos organismos.
Os cactos, da família Cactaceae, apresentam grande facilidade de se adaptarem aos mais variados ambientes.
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre adaptação a ambientes áridos leia, julgue as assertivas abaixo, e assinale as corretas:
1. Para sobreviverem, os cactos transformaram suas folhas em espinhos, a fim de protegerem-se contra a herbivoria, promoverem o sombreamento do caule, e minimizarem a perda de água por evapotranspiração.
2. O rato-canguru é uma espécie que sofreu modificações fisiológicas para se adaptar ao ambiente árido. Seu intestino é extremamente eficiente na reabsorção de água e seu focinho se mantém úmido.
3. Muitos animais habitantes de locais de clima árido adaptaram-se a alimentar-se somente durante o dia, pois, há pouca vegetação para servir-lhes de esconderijo e proteção.
4. Os cactos são espécies típicas de clima árido, incapazes de se adaptarem a outros ambientes. Seu caule promove o armazenamento de água, e podem explodir em lugares úmidos.
5. Certamente, as modificações ocorridas durante milhares de anos tornaram os cactos espécies bem adaptadas ao ambiente árido. Sua morfologia e beleza de suas flores enfeitam o árido deserto.
Estão corretas as assertivas:
3, 4 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Utilizar os meios populares de divulgação das ideias ambientalistas pode ser uma maneira de atingir grande número de pessoas para a causa. É cientificamente comprovado que quando uma atividade atinge a emoção humana, automaticamente há maior efetivação do aprendizado. Assim, leia e interprete a letra da música a seguir:
Planeta Azul
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
Agora considere as afirmativas:
I) a letra da música apresenta elementos naturais do clima e da paisagem brasileira.
II) a letra da música denuncia a ação antrópica no meio ambiente, capaz de alterar o clima.
III) a letra da música aborda o equilíbrio ambiental do planeta, mantido, apesar das adversidades.
IV) a letra da música anuncia que não há mais solução para o planeta, pois não há mais tempo.
V) ao comparar a Terra com a Lua, a música denuncia o problema do desmatamento no Brasil.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
15.
14.
11.
12.
07.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Sabemos que ao longo das eras e períodos geológicos as mudanças climáticas influenciaram na distribuição dos seres vivos sobre o planeta. Houve várias glaciações e períodos de derretimento das geleiras pelo aquecimento do planeta. Essas alterações foram naturais, causadas por movimento das placas tectônicas, mudanças na intensidade da atividade solar, e mudanças na própria composição da atmosfera.
Leia as questões abaixo e assinale a que estiver de acordo com as alterações climáticas e com o passado amazônico:
A imensa floresta tropical Amazônia já viveu dias difíceis de seca ao longo da história do planeta. Durante o Pleistoceno várias alterações climáticas ocorreram, numa sucessão repetida de eventos, que transformaram climas seco em úmido, por exemplo.
No Pleistoceno ocorreram grandes eventos de extinção. Então, novas espécies surgiram e afetaram a evolução dos então sobreviventes, que se espalharam pelo planeta numa grande dispersão, a fim de garantir a sobrevivência das espécies.
O clima da floresta tropical amazônica passou por seu período mais quente e úmido há cerca de 12-18 mil anos. Nessa época florestas de grande porte se desenvolveram, especialmente devido a abundante disponibilidade de água.
Acredita-se que o desmatamento da Amazônia não seja algo relevante para se considerar. O potencial de regeneração da floresta é absolutamente incrível. Isso de prova por ter sido já um deserto e, atualmente, ser uma floresta.
O clima da região amazônica é quente e úmido desde cerca de 12 mil anos. As manchas de cerrado encontradas no meio da Floresta atualmente são resquícios do clima anterior àquela época, quando a atmosfera local era bem mais úmida.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
A dispersão dos organismos pelo planeta exigiu das espécies processos de adaptação às novas condições ambientais. Os resultados desse processo foram a especialização da anatomia e fisiologia dos organismos.
Os cactos, da família Cactaceae, apresentam grande facilidade de se adaptarem aos mais variados ambientes.
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre adaptação a ambientes áridos leia, julgue as assertivas abaixo, e assinale as corretas:
1. Para sobreviverem, os cactos transformaram suas folhas em espinhos, a fim de protegerem-se contra a herbivoria, promoverem o sombreamento do caule, e minimizarem a perda de água por evapotranspiração.
2. O rato-canguru é uma espécie que sofreu modificações fisiológicas para se adaptar ao ambiente árido. Seu intestino é extremamente eficiente na reabsorção de água e seu focinho se mantém úmido.
3. Muitos animais habitantes de locais de clima árido adaptaram-se a alimentar-se somente durante o dia, pois, há pouca vegetação para servir-lhes de esconderijo e proteção.
4. Os cactos são espécies típicas de clima árido, incapazes de se adaptarem a outros ambientes. Seu caule promove o armazenamento de água, e podem explodir em lugares úmidos.
5. Certamente, as modificações ocorridas durante milhares de anos tornaram os cactos espécies bem adaptadas ao ambiente árido. Sua morfologia e beleza de suas flores enfeitam o árido deserto.
Estão corretas as assertivas:
3, 4 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Utilizar os meios populares de divulgação das ideias ambientalistas pode ser uma maneira de atingir grande número de pessoas para a causa. É cientificamente comprovado que quando uma atividade atinge a emoção humana, automaticamente há maior efetivação do aprendizado. Assim, leia e interprete a letra da música a seguir:
Planeta Azul
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
Agora considere as afirmativas:
I) a letra da música apresenta elementos naturais do clima e da paisagem brasileira.
II) a letra da música denuncia a ação antrópica no meio ambiente, capaz de alterar o clima.
III) a letra da música aborda o equilíbrio ambiental do planeta, mantido, apesar das adversidades.
IV) a letra da música anuncia que não há mais solução para o planeta, pois não há mais tempo.
V) ao comparar a Terra com a Lua, a música denuncia o problema do desmatamento no Brasil.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
A imensa floresta tropical Amazônia já viveu dias difíceis de seca ao longo da história do planeta. Durante o Pleistoceno várias alterações climáticas ocorreram, numa sucessão repetida de eventos, que transformaram climas seco em úmido, por exemplo.
No Pleistoceno ocorreram grandes eventos de extinção. Então, novas espécies surgiram e afetaram a evolução dos então sobreviventes, que se espalharam pelo planeta numa grande dispersão, a fim de garantir a sobrevivência das espécies.
O clima da floresta tropical amazônica passou por seu período mais quente e úmido há cerca de 12-18 mil anos. Nessa época florestas de grande porte se desenvolveram, especialmente devido a abundante disponibilidade de água.
Acredita-se que o desmatamento da Amazônia não seja algo relevante para se considerar. O potencial de regeneração da floresta é absolutamente incrível. Isso de prova por ter sido já um deserto e, atualmente, ser uma floresta.
O clima da região amazônica é quente e úmido desde cerca de 12 mil anos. As manchas de cerrado encontradas no meio da Floresta atualmente são resquícios do clima anterior àquela época, quando a atmosfera local era bem mais úmida.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
A dispersão dos organismos pelo planeta exigiu das espécies processos de adaptação às novas condições ambientais. Os resultados desse processo foram a especialização da anatomia e fisiologia dos organismos.
Os cactos, da família Cactaceae, apresentam grande facilidade de se adaptarem aos mais variados ambientes.
Fonte: fotografado por Marcomini, 2010.
Com base em nossos estudos sobre adaptação a ambientes áridos leia, julgue as assertivas abaixo, e assinale as corretas:
1. Para sobreviverem, os cactos transformaram suas folhas em espinhos, a fim de protegerem-se contra a herbivoria, promoverem o sombreamento do caule, e minimizarem a perda de água por evapotranspiração.
2. O rato-canguru é uma espécie que sofreu modificações fisiológicas para se adaptar ao ambiente árido. Seu intestino é extremamente eficiente na reabsorção de água e seu focinho se mantém úmido.
3. Muitos animais habitantes de locais de clima árido adaptaram-se a alimentar-se somente durante o dia, pois, há pouca vegetação para servir-lhes de esconderijo e proteção.
4. Os cactos são espécies típicas de clima árido, incapazes de se adaptarem a outros ambientes. Seu caule promove o armazenamento de água, e podem explodir em lugares úmidos.
5. Certamente, as modificações ocorridas durante milhares de anos tornaram os cactos espécies bem adaptadas ao ambiente árido. Sua morfologia e beleza de suas flores enfeitam o árido deserto.
Estão corretas as assertivas:
3, 4 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Utilizar os meios populares de divulgação das ideias ambientalistas pode ser uma maneira de atingir grande número de pessoas para a causa. É cientificamente comprovado que quando uma atividade atinge a emoção humana, automaticamente há maior efetivação do aprendizado. Assim, leia e interprete a letra da música a seguir:
Planeta Azul
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
Agora considere as afirmativas:
I) a letra da música apresenta elementos naturais do clima e da paisagem brasileira.
II) a letra da música denuncia a ação antrópica no meio ambiente, capaz de alterar o clima.
III) a letra da música aborda o equilíbrio ambiental do planeta, mantido, apesar das adversidades.
IV) a letra da música anuncia que não há mais solução para o planeta, pois não há mais tempo.
V) ao comparar a Terra com a Lua, a música denuncia o problema do desmatamento no Brasil.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
3, 4 e 5.
1, 4 e 5.
1, 2 e 3.
1, 2 e 5.
2, 3 e 4.
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “degradação ambiental”.
Utilizar os meios populares de divulgação das ideias ambientalistas pode ser uma maneira de atingir grande número de pessoas para a causa. É cientificamente comprovado que quando uma atividade atinge a emoção humana, automaticamente há maior efetivação do aprendizado. Assim, leia e interprete a letra da música a seguir:
Planeta Azul
A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
Onde a chuva caía quase todo dia
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
o rio que desse as encostas já quase sem vida
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
Agora considere as afirmativas:
I) a letra da música apresenta elementos naturais do clima e da paisagem brasileira.
II) a letra da música denuncia a ação antrópica no meio ambiente, capaz de alterar o clima.
III) a letra da música aborda o equilíbrio ambiental do planeta, mantido, apesar das adversidades.
IV) a letra da música anuncia que não há mais solução para o planeta, pois não há mais tempo.
V) ao comparar a Terra com a Lua, a música denuncia o problema do desmatamento no Brasil.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
se invertem as estações do ano
faz calor no inverno e frio no verão
os peixes morrendo nos rios
estão se extinguindo espécies animais
e tudo que se planta, colhe
o tempo retribui o mal que a gente faz.
já não chove nada
o sol abrasador rachando o leito dos rios secos
sem um pingo d'água.
quanto ao futuro inseguro
será assim de Norte a Sul
a Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
parece que chora um triste lamento das águas
ao ver devastada , a fauna e a flora
é tempo de pensar no verde
regar a semente que ainda não nasceu
deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
estar de bem com Deus.
I, II e V
I, II, III e IV
II, III e IV
II, III, IV e V
I, III e IV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Além dos aspectos naturais como movimento das placas tectônicas e mudanças climáticas, o ser humano também influencia na distribuição das espécies sobre o planeta. Muitas vezes esta influência pode ser maléfica, considerando que a introdução de espécies exóticas é capaz de causar grande desequilíbrio em certos ecossistemas. Outra forma de o ser humano alterar o curso natural de distribuição dos seres vivos é por meio da destruição dos habitats, o que oferece riscos, inclusive, à sobrevivência das espécies, ameaçando-as à extinção.
De acordo com a questão apresentada leia as sentenças a seguir verificando quais são verdadeiras e quais são falsas:
( ) Quando o ser humano introduz uma espécie exótica em determinado ecossistema, inevitavelmente a competição interespecífica gerará extinção da espécie que apresentar menor resistência à adaptação.
( ) A introdução de espécie exótica em um ecossistema pode resultar em grande problema para uma nação. No Brasil, por exemplo, a introdução do caramujo africano se transformou em pesadelo agrícola.
( ) Muitas vezes a introdução de espécies exóticas em um ecossistema é feita com boas intenções, como aumentar o potencial alimentício de um rio. A perca do Nilo, introduzida no Lago Vitória, é um exemplo disso.
( ) A inclusão da perca do Nilo no Lago Vitória é um exemplo de que, às vezes, a introdução de espécies exóticas em um ecossistema pode dar certo. A perca aumentou a biodiversidade de peixes no Lago.
( ) As espécies chamadas exóticas podem não se adaptar ao novo ambiente e morrer. Quando se adaptam podem ser prejudiciais. Nesse caso são denominadas espécies exóticas invasoras.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV
Para responder à seguinte questão você deve se basear nos estudos sobre “a distribuição dos seres vivos no tempo e no espaço”.
Vimos que as plantas e animais podem sofrer adaptações fisiológicas para a se adaptarem às mudanças ambientais. Assim, há animais que vivem com pouca água, ou que a armazenam em seu corpo, bem como outros que vivem nas árvores e outros na terra. Há plantas com raízes profundas, capazes de buscar água em grandes profundidades, e outras que desenvolvem folhas grossas para suportar o fogo. São muitas as possibilidades da natureza para a sobrevivência das espécies.
Assinale dentre as alternativas abaixo a família de plantas que apresenta a seguinte descrição:
Típica de clima árido essa família de plantas está distribuída por diversas regiões do planeta, pois apresenta ampla facilidade de adaptação em diferentes ambientes. Para suportar a aridez desenvolveu folhas modificadas em espinhos, e um corpo com cavidades para armazenagem de água, para que sobreviva a estiagem.
Trata-se da:
VVVFV
FFVFV
FVVFV
FVVFF
FVFFV